Jaleco deve ser usado somente no ambiente de trabalho.
É muito comum ouvirmos sobre questões que envolvem contaminação e o ambiente de trabalho, ainda mais quando profissional atual em segmentos como saúde, beleza, estética e até mesmo alimentação. Desta forma, é preciso tomar muito cuidado no dia a dia, a fim de garantir mais higiene e segurança no ambiente de trabalho e fora dele.
Por isso, muito mais importante do que fazer uso de equipamentos de proteção adequados à atividade exercida pelo profissional, é essencial realizar o manuseio correto de cada item e da melhor forma possível, do primeiro uso à lavagem, sendo que, em alguns casos, é necessária a realização do descarte do material.
E este mesmo cuidado deve ser levado em consideração quando o assunto é jaleco, principalmente o jaleco branco. Ferramenta essencial de trabalho para muitos profissionais, ele é um item obrigatório em locais como consultórios médicos e de dentistas, além de clínicas de beleza e estética, que manipulam produtos e substâncias diversas para vários tipos de cuidados e tratamentos.
Portanto:
– Use o jaleco somente nas áreas de trabalho.
– Retire o jaleco quando precisar trocar de ambiente, como banheiro, áreas administrativas e demais áreas externas.
– O jaleco nunca deve ser colocado no armário em que são guardados objetos pessoais.
– Não guarde as vestimentas usadas junto com as limpas.
– Escolha um jaleco que seja do seu tamanho e que esteja alinhado ao seu estilo, sendo preto, branco ou colorido, como o color vinho.
– Use sempre jaleco de manga longa.
Lavando o jaleco
Lavar roupa, principalmente o jaleco, é uma tarefa que exige cuidados especiais, isso porque eles são materiais de trabalho que, além de manchas e sujeiras, podem estar muito mais contaminados do que imaginamos, seja por bactérias ou microorganismos. Por isso, é essencial tomar cuidados específicos na hora de lavar e descontaminá-lo.
1º Desinfete o jaleco
Antes do processo de lavagem, é preciso desinfetar o jaleco. Desta forma, deixe a peça de molho por meia hora em um recipiente com água fria e hipoclorito de sódio 1%.
2° Tire as manchas com a mão
Depois de deixar o jaleco de molho na água fria e hipoclorito, esfregue as manchas com a mão e enxague a peça.
3º Lave na máquina
Na lavadora, procure usar o programa para roupas delicadas para não danificar o jaleco. Importante lembrar de não lavá-lo com outras roupas de uso comum para não contaminá-las.
4º Não use produtos com perfume
Uma dica muito importante é não usar alvejante à base de cloro, amaciantes e demais produtos com cheiro e perfumes fortes, principalmente quando estiver lavando jalecos coloridos, como os pretos.
5º Deixe secar em ambiente arejado
Outro cuidado fundamental ao lavar o seu jaleco é na hora de secar. De preferência, estenda a peça em um local bem arejado, com sol, e deixe secar completamente antes de recolher e usar.
Feito isso, agora é só passar o seu jaleco e ir trabalhar tranquilamente linda e estilosa!