Projeto dentista na UTI – mudança no mercado e capacitação de cirurgiões-dentistas

0

Projeto dentista na UTIA Odontologia brasileira, apesar de todas as dificuldades, vem avançando muito e rapidamente. A grande novidade do momento é o projeto de lei, já aprovado no Congresso Nacional, que regulariza a presença de dentista na equipe médica que promove a saúde nas UTIs.

Mas, para assumir essa grande responsabilidade, os dentistas brasileiros devem ser bem preparados. Assim, o Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva – CEMOI – está abrindo mais uma turma no Curso de Capacitação em Odontologia Intensiva. Justamente, para suprir essa demanda do mercado atual.

O Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva – CEMOI – tem como objetivo promover a expansão e a consolidação da assistência odontológica na UTI, sensibilizando a sociedade e capacitando o CD no atendimento ao paciente crítico. Assumindo, assim, a missão de fornecer qualificação profissional, divulgar a importância de equipes multidisciplinares fornecendo protocolos atualizados aos cirurgiões dentistas a fim de contribuir para o crescimento da humanização nas UTIs e para a manutenção da vida. Sendo norteada pelos princípios da Interdisciplinaridade, Ética, Humanização, Biossegurança, Lealdade e Qualidade.

O Curso de Capacitação em Odontologia Intensiva abrange diversas áreas da saúde dedicadas aos pacientes de alta complexidade como a medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição intensivas e as complementares como Direito Odontológico na UTI e Gestão Hospitalar. Atualmente, o conteúdo prevê uma carga horária mínima de 210 horas em um fim de semana por mês, podendo ser acrescido de 160 horas de estágio, totalizando 370 horas.

Quanto ao corpo docente, o CEMOI conta na sua equipe Mestres e Doutores atuantes em suas áreas de formação. Para a próxima turma do curso Capacitação em Odontologia Intensiva, o CEMOI disponibilizará uma carga horária de 310 horas além das 160 de estágio, totalizando 470 horas, adequando o conteúdo programático às exigências de mercado, no que se refere à qualidade da formação de um profissional de ponta na área de saúde. Importante ressaltar que o foco do curso é a multidisciplinaridade, instrumento fundamental para conduzir o CD nessa nova área.

Para garantir a sedimentação dos conceitos de interdisciplinaridade, os alunos do curso formarão um projeto inovador no país: Odontointensivista Trainee Intensive Care (OTIC), que é, na verdade, um estágio prático, no qual o profissional acompanha o “round” de discussões com os chefes de cada área (UTI, CCIH, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Nutrição). Um grande diferencial que agrega valor técnico e científico que só a CEMOI tem!

Venha!
Queremos fazer o melhor para você!

Mais informações:

http://www.cemoi.com.br

Sobre o curso: Curso de Capacitação de Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva

Texto Relacionado: Projeto dentista na UTI apresenta mudança para o mercado

 

Comments are closed.