Hoje, via Twitter, me fizeram a seguinte indagação:
– “Tenho 2 implantes, posso colocar aparelho?“
Então, a resposta para essa pergunta é o meu já famoso depende. Sim, vai depender do planejamento, de como vai ser executado o tratamento ortodôntico, bem como, do planejamento utilizado para a realização dos implantes… Complicado? Então, vamos por partes.
Primeiro: O implante.
Os implantes dentários são utilizados para substituir dentes. São parafusos de titânio que ficam encravados no osso e esses parafusos, através de conexões especiais, recebem a coroa, que é a parte visível do dente. O Titânio, utilizado na confecção dos parafusos de implante, possui uma propriedade de combinar com o osso do nosso organismo de tal forma que o parafuso fica quase soldado ao osso ao redor. Por isso, os implantes ficam firmes e fixos na arcada dentária.
Segundo: O Aparelho Ortodôntico.
O dente natural possui um conjunto de estrutura, própria do organismo, que facilita a sua locomoção pelo osso presente na boca. Os aparelhos ortodônticos utilizados ajudam e direcionam a movimentação dentária planejada antes de colar as peças nos dentes dos pacientes. Assim, um dos requisitos básicos do tratamento ortodôntico é a movimentação dentária.
A pergunta: “tenho 2 implantes, posso usar aparelho?”
Como o implante fica fixo e ‘colado’ no osso, os aparelhos ortodônticos não conseguem realizar a movimentação desses parafusos. Por isso que vai depender o tipo de tratamento a ser realizado. Se o tratamento ortodôntico prevê a movimentação dos dentes para trás e os implantes são justamente os dois incisivos centrais – os dentes da frente – fica bem complicado o tratamento. Por outro lado, um dente implantado pode ajudar na ancoragem, ou seja, pode ajudar a movimentar alguns dentes e o implante fica paradinho no seu lugar.
Assim, o melhor a fazer é ter uma boa conversa com o seu ortodontista para saber quais são as possibilidades do seu tratamento. E também, consultar o seu implantodontista para você ficar sabendo a real situação do seu implante.
Por Leo Augusto – Ortoblog
4 Comentários
Oi Leo,
A novidade e que está acontecendo hoje (muitos casos infelizmente) de realizamos com uma técnica menos traumática a Explantação (exodontia de Implantes) . O trauma com as novas técnicas são menores ao paciente e ao osso, sem causar grande perdas ósseas, o que deixa muito viável a remoção do Implante.
Então hoje acredito ser possível explantar, realizar o tratamento ortodôntico e depois a colocação do implante numa posição ideal.
Abraço!!!
Olá Leo,
Gostei da discussão levantada. você está certíssimo, assim como o Gustavo no seu comentário.
Implantes não se movimentam, então é sempre bom trocar umas idéias com o colega Ortodontista para avaliar melhor o caso, se este caso necessitar de tratamento Ortodôntico ou se o paciente tiver esse tipo de dúvida.
Eu entendo que é sempre bom ter essa visão do caso como um todo, até para evitarmos aborrecimentos com o paciente posteriormente.
Penso também, que naqueles casos onde os dentes não se encontrem bem alinhados ou se houver uma maloclusão severa, sempre avaliar se é possível melhorar essa oclusão antes de implantar. Acho que até valoriza muito a resolução Protética, e favorece bastante o trabalho do Implantodontista.
Parabéns!
Bom,
eu fiz dois implantes ano passado, segundo o ortodontista não iria prejudicar o uso de aparelho, preciso fechar o arco frontal inferiore.
Meus implantes são no superior : 2º pre molares – esq e direita
meus dentes são quase todos restaurados porém tortos, sendo restaurados posso usar um aparelho para a correção?